Bem Vindos ao Nosso Site

- Esperamos que consiga satisfazer as suas dúvidas, nos artigos e informações aqui publicados.

- Para outras informações, consulte-nos pessoalmente.

Obrigado
Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies,consulte a nossa política de privacidade

Popup botão entrar

ENTRAR

Informação sobre contabilidade, fiscalidade e legislação laboral

                                               Informação sobre contabilidade, fiscalidade e legislação laboral.

Boletim Informativo nº 06/2014

 Boletim Informativo Nº 06.2014
                      Comunicação de Stocks
 

- De acordo com a proposta de Orçamento de Estado para 2015, as empresas com uma facturação anual acima de 100 mil euros, contabilidade organizada e que estejam obrigadas à elaboração de inventário, devem comunicar à AT (Autoridade Tributária), por transmissão electrónica de dados, o inventário relativo ao último dia do exercício.

- Essa comunicação deverá ser realizada até ao último dia do mês de Janeiro do ano seguinte, ou seja até 31 de Janeiro.

- Estão ainda por definir as características do ficheiro a ser enviado à AT.

- Caso esta obrigação anual não seja cumprida, será considerada uma contra ordenação grave, punível com coima entre os 200 euros e 10.000 euros.


Apontamentos finais:
  • Embora se trate de uma proposta de lei, que ainda não está aprovada, já todos nos habituamos ao longo dos anos, que as propostas apresentadas normalmente passam a lei.
  • Como o orçamento de Estado ainda está a ser discutido e só em meados de Dezembro se tornará lei efectiva, vimos com este Boletim alertar os nossos clientes e amigos, para esta nova realidade.
  • O intuito é os Srs. Empresários começarem desde logo a organizar o trabalho de contagens de inventários, pois em muitos casos é um trabalho muito moroso e que muita vezes é diluído no tempo.
  • Mesmo sendo desde sempre obrigatório a apresentação do inventário nas contas finais, muitos dos Srs. Empresários adiavam esta entrega no gabinete e faziam-na coincidir com a data de entrega das declarações fiscais.
  • Ora com a introdução desta lei tal já não será possível, pois iremos necessitar dos inventários em meados de Janeiro, para que os possamos entregar atempadamente à AT.